Na mitologia grega, o semideus Hércules, filho de Zeus, foi uma vez obrigado a realizar 12 tarefas consideradas impossíveis, mas que completou graças à sua força e imaginação. Agora, não há nenhum Hércules para desviar o curso de rios, mas existem engenheiros que usam máquinas para construir pontes ou túneis passando por baixo deles. Ou, em alternativa, podem viajar de metro pela linha de comboio mais longa, ou de avião passando uma hora no maior terminal.

Existem muitos trabalhos de engenharia que impressionaram o mundo quando foram completados, tornando-se uma mais-valia para a vida de milhões de pessoas, reduzindo custos de transporte ou tempos de viagem, ou simplesmente contribuindo para um melhor ambiente nas cidades ou como acesso a lugares longínquos. Escolhemos aqui 12 exemplos de engenharia, desde túneis a pontes, passando por barragens, aeroportos, linhas de caminho-de-ferro ou máquinas escavadores.

Também mostramos exemplos do passado e futuro da engenharia moderna. É o caso do Canal do Panamá, construído há mais de 100 anos, mas que recentemente foi alvo de uma importante remodelação, para se manter relevante face às necessidades modernas dos transportes. Incluímos ainda a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, que vai lugar as duas antigas colónias europeias na China, e que ainda não abriu ao público, embora as obras estejam quase completas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.