M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Em caso de acidente num automóvel, o airbag tornou-se uma presença mais que necessária nas últimas décadas. Esta almofada de ar pode significar a diferença entre a vida e a morte, abrindo-se quase instantaneamente em caso de colisão a uma determinada velocidade. Mas será que os airbags só são ativados quando o carro se move? Há alguma hipótese de o airbag disparar com o carro parado e desligado?
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A resposta é não. Pelo menos não em automóveis modernos, nos quais os airbags são ativados com base nos dados recolhidos por uma variedade de sensores. Estes dados têm que ser analisados por um computador, que deve identificar não só a velocidade de impacto, para decidir se deve ativar um airbag, como também o local de impacto, para identificar quais e quantos airbags devem ser disparados.

Este sistema só está ligado com a chave na ignição e com o motor ligado, ou pelo menos a bateria. Portanto, se estiver parado, com o motor ligado, e o seu carro for abalroado por outro, o airbag vai ser ativado. Se estiver dentro do carro, com o motor desligado, já não, pois os sensores não estarão ativos. Mas este é um acidente com uma probabilidade muito reduzida. E nunca há perigo de ativação de um airbag com o carro parado e sem impacto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.