Tecnologia desenvolvida pela Continental recorre a sensores e bombas de ar embutidos na própria estrutura do pneumático.

A Continental acaba de apresentar um protótipo que antecipa a visão de futuro do fabricante para o setor dos pneumáticos. O modelo tem tecnologia ativa que permite manter de forma automática a pressão ideal e adaptada em tempo real ao tipo de piso e ao estilo de condução. Chama-se Conti C.A.R.E. (o nome nasceu da junção das iniciais das principias características que a marca usa para o definir: conectado, autónomo, fiável e eletrificado), e está pensado para corresponder às novas exigências na área da mobilidade, com o objetivo de oferecer uma gestão otimizada e contínua das condições do pneu, mesmo em andamento.

Consegue-o à custa de uma inovadora tecnologia de roda e pneu numa única estrutura, que conta com uma série de sensores integrados, a permitir a avaliação em tempo real de vários parâmetros como a profundidade do piso, possíveis danos, temperatura e pressão.

O evoluído sistema que a marca denominou de ContiSense recorre ainda a bombas centrífugas embutidas na roda, com a capacidade de gerar ar comprimido pelo movimento circular do pneumático em andamento e manter sempre a pressão ideal de forma constante. No caso de o sistema detetar excesso de ar no pneu, o dispositivo consegue extrair e armazenar aquela quantidade num pequeno depósito integrado, para reutilizar sempre que necessário.

Segundo a marca, o novo sistema garante sempre um nível ótimo de performance, com a vantagem de contribuir também para uma redução nos valores de consumo energético e emissões poluentes.

 

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