M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O segredo para uma boa partida de 1 de abril é andar em bicos de pés na linha de fronteira entre o absurdo e o real, deixando uma pessoa a pensar se é verdade ou não. Mas às vezes este exercício de humor dá origem a boas ideias que deveriam tornar-se verdadeiras. É o caso da partida de 1 de abril da Porsche, um trator agrícola baseado na tecnologia do Mission E.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Obviamente, um trator elétrico não iria necessitar dos motores de 700 cv de Porsche Mission E, mas faria sentido usar esta tecnologia neste tipo de veículos. Ao contrário dos automóveis, motos e camiões, eletrificar as máquinas agrícolas não parece estar na ordem do dia para nenhum construtor da indústria, pois apenas a John Deere propôs um protótipo, em 2016, sem revelar qualquer intenção de o produzir. E a Porsche tem experiência na área dos tratores, um mercado onde o Grupo VW está ausente (as subsidiárias MAN e Scania têm apenas camiões de transporte par uso agrícola).

Quando Ferdinand Porsche fundou a marca o seu nome, em 1931, a ideia é que seria uma firma de engenharia. Foi assim que acabou por trabalhar tanto nos carros de Grande Prémio da Mercedes e Auto Union (marcas rivais), como foi ordenado pelo regime nazi para criar para a Alemanha um carro do povo (“volkswagen”) e um trator do povo (“volkstraktor”). O “trator do povo” surgiu em 1937, mas foi depois da Segunda Guerra Mundial que surgiram oportunidades de negócio para o conceito.

Ferdinand Porsche começou por construir o seu projeto através da Allgaier Werke, construtora de produtos industriais, em 1950, mas em 1956 conseguiu separar-se e dar origem à sua própria marca de produtos agrícolas, a Porsche-Diesel, com quatro gamas diferentes, Junior (motor de um cilindro), Standard (dois cilindros), Super (três cilindros) e Master (quatro cilindros). Estes foram produzidos até 1963, quando a família vendeu a marca à Renault e a fábrica à Mercedes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.