M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Porsche continua à procura de fazer com que os seus carros consigam andar mais depressa e manterem-se agarrados à estrada. E essa solução poderá já ter sido encontrada, de acordo com os desenhos que a Porsche apresentou no Registo de Patentes dos Estados Unidos, para um difusor traseiro móvel. Difusor? O que é isso e serve para quê?
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Um difusor é uma peça que redireciona o fluxo de ar junto à carroçaria. Num automóvel, o objetivo é aproveitar esse fluxo de ar para melhorar a carga aerodinâmica numa determinada aérea, o que garante melhor estabilidade e melhor aderência, ou seja, funciona como um aileron mas montado por baixo do carro. Ao mesmo tempo, esta peça causa mais desgaste dos pneus, já que têm uma força maior aplicada sobre eles. A Porsche acredita que resolveu o problema.

Até aqui, a marca alemã, tal como muitas das suas rivais, têm apostado em ailerons retráteis, que a velocidades elevadas descobrem-se para melhorar a aderência, mas em velocidades baixas recolhem-se, pois não geram carga aerodinâmica suficiente e aumentam o arrasto e os consumos. Com o difusor móvel, localizado na base da carroçaria, em vez de no topo, podem gerar a mesma carga aerodinâmica adicional, mas com menor arrasto, e quando não é necessário, o difusor recolhe-se para uma posição normal para não aumentar os consumos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.