FOTO Kolforn/Wikimedia Commons
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma das atividades mais desesperantes da vida diária nas grandes cidades é a dificuldade em encontrar um lugar de estacionamento para o automóvel. Portugal não é exceção, especialmente nas duas principais metrópoles, Lisboa e Porto, onde reina o caos e o estacionamento ordenado é a exceção. Para ajudar as pessoas a encontrar um lugar para estacionar o carro, um engenheiro Pedro Fraga, criou um aplicativo de smartphone, chamado Parqist, que permite aos próprios utilizadores indicar a outros quando há um lugar de estacionamento vago nas redondezas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Pedro Fraga está a tirar um doutoramento no Instituto Superior Técnico, numa das zonas mais difíceis de encontrar um lugar de estacionamento em Lisboa, e foi isto que o inspirou a criar o Parqist. O funcionamento é simples, cada vez que uma pessoa vaga um lugar de estacionamento, disponibiliza essa informação através do aplicativo, permitindo que qualquer pessoa nas redondezas consiga encontrar esse lugar rapidamente. Para incentivar as pessoas a lembrarem-se de informar os outros utilizadores do Parqist, o sistema funciona numa base de crédito social, pois quem tiver mais da “moeda virtual” Parq terá prioridade sobre os outros para ser dirigido até ao lugar de estacionamento vago.

Dependendo da popularidade da app, o Parqist tem o potencial para reduzir em larga escala o tempo perdido à procura de um lugar para estacionar, reduzindo as emissões poluentes nos centros de Lisboa e Porto. Para isso, será preciso que os utilizadores se lembrem que são incentivados a contribuir para o aplicativo e a não usá-lo apenas quando precisam de encontrar um lugar. É também preciso um pouco de sorte, pois um minuto de atraso a dirigir-se para o estacionamento em Lisboa ou no Porto pode ser o suficiente para perder o lugar, mesmo para alguém que não tenha o aplicativo instalado.