M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Fazer turismo fora do planeta Terra é algo que muita gente está interessada em ver num futuro próximo. E embora várias empresas envolvidas em construção aeroespacial tenham desenvolvido ofertas neste mercado, como as viagens da Virgin Galactic à orla da atmosfera, que estão previstas para este ano, um hotel parece ainda estar no reino da ficção científica. Ou talvez não, pois uma empresa tem planos para colocar não um mas dois hoteis em órbita já em 2021.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Bigelow Aerospace, conhecida por fazer transporte de materiais para a Estação Espacial Internacional, criou uma nova divisão, a Bigelow Space Operations, que vai colocar em órbita dois novos módulos para habitação humana no espaço, o B330-1 e o B330-2. Estas vão ser as estruturas mais complexas colocadas em órbita, e Robert Bigelow, diretor-geral das duas empresas, prevê que o tipo de serviços providenciado por esta plataforma vai ser “diverso”, ou seja, não será usado apenas para exploração científica. E oferecer a um milionário excêntrico a hipótese de ver a Terra do lado de fora pode ser uma excelente maneira de recuperar custos a aproveitar o espaço adicional que estas estações vão ter.

Criar estações espaciais de maior tamanho é um objetivo futuro para a Bigelow, que tem planso para, dentro de poucos anos, criar uma estação única, lançada a partir de um único foguetão, que vai transportar 2,4 vezes mais material do que o presente na atual Estação Espacial Internacional. Para criar esta colónia humana orbital, a Bigelow Aerospace e a BSO vão construir três novas fábricas. Estas também estão à procura de pessoal qualificado capaz de criar um futuro onde a humanidade possa sair do planeta Terra com frequência.