M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O crescimento no uso de drones, principalmente para uso recreativo, chamou a atenção para a necessidade de medidas de segurança que protejam outras pessoas em caso de algum problema com o aparelho. O Governo britânico prepara-se para ficar na dianteira nesta legislação, pois pretende obrigar todos os utilizadores a registarem os seus drones.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A proposta de lei vai obrigar a registar a identidade de todos os drones com peso superior a 250 gramas. São modelos de dimensões consideráveis, muitos deles equipados com câmara para tirar fotografias ou para filmar. Além de serem registados, também vão ser obrigados a passar por um tipo de inspeção obrigatória. Mas esta medida vai muito além de colocar uma matrícula eletrónica nos aparelhos.

Além disto, as autoridades querem ter o poder para ordenar a interrupção de operação de um drone, que apenas poderão ser operados por aplicativos específicos, e que a polícia vai poder ter acesso a estes, podendo até confiscá-los, se suspeitar que foram usados na prática de um crime. O movimento também vai ficar restrito nalgumas áreas, com proibições de se aproximar a menos de 150 metros de um aeroporto.