Marcar um jogo de futebol parece uma coisa fácil. Junta-se um grupo de amigos, arranja-se um campo e vamos jogar. Quando não é possível marcar reservar um espaço próprio, até se pode jogar na rua, arranja-se umas pedras ou postes para fazes de baliza e pronto. Mas depois surgem problemas quando não há marcações. Quando é que a bola está fora? Onde é que se marcam os cantos? A Nissan resolve o problema com este robô.

O Pitch-R é um robô autónomo, criado pela Nissan, que é capaz de desenhar um campo de futebol em qualquer terreno. O robô utiliza tecnologia baseada no sistema ProPilot encontrado nos automóveis da marca japonesa, incluindo quatro câmaras para criar uma visão de 360 graus, localização GPS e aviso de colisão, que lhe permite evitar e contornar obstáculos. Com estes sistemas, o Pitch-R consegue analisar um terreno para depois desenhar linhas brancas em relva, asfalto e até terra batida, com tinta biodegradável.

O robô da Nissan é capaz de desenhar campos compatíveis com os regulamentos de futebol de cinco, de sete e de onze, com proporções legais que seriam autorizadas em jogos oficiais da UEFA. Apesar disso, o objetivo é usar esta tecnologia para promover o futebol amador de modo a poder jogar-se em qualquer lugar. O Pitch-R move-se sozinho e está equipado com uma bateria recarregável, e funciona até em terrenos inclinados. A Nissan deve anunciar mais detalhes sobre o seu novo robô autónomo e outros usos da sua tecnologia de mobilidade durante o Mundial de Futebol.