Os primeiros lotes das células de eletrólito sólido piloto da Samsung saíram da sua linha de produção e estão a chegar aos primeiros clientes que se inscreveram para completar a fase final de testes.
O anúncio foi feito na exposição SNE Battery Day 2024 em Seul, Coreia do Sul.
De acordo com a Samsung SDI, os fabricantes estão interessados nas baterias de eletrólito sólido porque são mais pequenas, mais leves e muito mais seguras do que as atuais células de iões de lítio.
A sua produção, nesta fase inicial, é mais dispendiosa, principalmente devido à sua baixa economia de escala, pelo que a Samsung indicou que os primeiros a equipá-los serão os modelos mais exclusivos, que terão uma autonomia de 966 km e a capacidade de carregar com potências superiores a 400 kW.Nove minutos de carregamento
A Samsung fala de carregamentos em nove minutos, estimando que a vida útil destas baterias num automóvel médio atingirá os 20 anos antes de uma perda significativa de capacidade. Isto permitirá que funcionem durante décadas, quer alimentando o motor elétrico de um veículo elétrico, quer servindo posteriormente como reserva para a rede elétrica durante muitos anos.
Além das baterias de estado sólido, a Samsung também se mantém a trabalhar no desenvolvimento de baterias LFP mais acessíveis e sem cobalto para o mercado mais amplo de EV.
Além disso, a empresa está a trabalhar num método de produção de elétrodos secos para aprimorar ainda mais a sua oferta de baterias.
Outros fabricantes
A NIO e a CATL estão também a trabalhar no sentido de promover uma garantia de bateria mais longa, de 15 anos, que esperam venha a criar um mercado forte de automóveis elétricos usados com preços mais razoáveis a médio e longo prazo.
A NIO, em concreto, possui uma bateria de 150 kWh com eletrólito semissólido, que demonstrou mais de 1.046 km de autonomia com uma única carga, durante testes de velocidade em estradas com o sedan premium ET9.