Um dos sistemas de navegação mais usados em smartphones, o Waze, vai finalmente ser compatível com o sistema central de um automóvel. A Ford vai ser a primeira marca a integrar este aplicativo, através do sistema de info-entretenimento Sync 3, prometendo tornar a navegação mais fácil que com sistemas convencionais.

O Waze vem ganhando popularidade em vários países, incluindo na Europa, e permite personalizar informações de trânsito e avisar outros utilizadores de problemas na estrada, desde filas a acidentes e até à presença de radares da polícia na estrada. Até aqui, só podia ser usado diretamente no smartphone, pois não era diretamente compatível com nenhum automóvel.

Isso muda com esta atualização do Sync 3, que foi mostrada este mês em Las Vegas e já está disponível com os automóveis novos à venda nos Estados Unidos. Pode ser usado no carro conectando o smartphone a uma ligação USB, e depois o aplicativo será transmitido diretamente no ecrã, com comandos acessíveis através de toque no ecrã ou de comandos vocais.