M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os sistemas start-stop são uma necessidade importante dos automóveis atuais para reduzir os consumos e as emissões poluentes. No entanto, como o motor está constantemente a ser ligado e desligado durante uma viagem, mesmo quando esta é curta, vários elementos têm sido reforçados ou renovados para lidar com este sistema.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Uma delas passa por substituir as antigas baterias de ácido de 12 volts. Estas baterias são compactas e fáceis de substituir quando termina o seu ciclo de vida, mas foram concebidas para uma era em que um automóvel tinha poucos sistemas elétricos. Uma hipótese é adotar as baterias elétricas dos híbridos e elétricos, de iões de lítio, mas estas ainda são demasiado caras para automóveis que se pretendem acessíveis a certos segmentos do público.

Alguns carros de maiores dimensões já estão a usar duas baterias, uma para o start-stop e outra para os sistemas elétricos, esta com 48 volts e maiores dimensões, mas que requer um adaptador de corrente, pois muitos sistemas elétricos continuam a funcionar só com 12 volts.

Outra solução passa por substituir as baterias de ácido por baterias com fibra de vidro absorvente. Estas têm um ciclo de vida quatro vezes maior e podem ser recarregadas com a condução mais rapidamente. Estas também ocupam mais espaço que as baterias tradicionais.