M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Com cada vez mais ofertas de serviços de partilha de automóveis, é preciso ser original para fazer a diferença num mercado congestionado. Em particular, a Skoda criou uma nova plataforma só para estudantes universitários, chamada Uniqway. E para melhor compreender as necessidades destes, o sistema foi desenvolvido em conjunto com três universidades da República Checa, país onde também vai ser testado.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para serem donos de um automóvel, estudantes universitários estão muitas vezes dependentes de um presente de anos dos pais ou de terem que comprar um veículo (muito) usado com as suas poucas economias. E depois têm as despesas habituais, não só o combustível diário, mas também manutenção, impostos e inspeções. Mas essas despesas são incomportáveis para muitos, pelo que o ideal para estudantes universitários seria ter um veículo apenas quando é necessário. A plataforma promete eliminar estes custos quando a dar a estudantes a oportunidade de conduzir um automóvel partilhado com outras pessoas, noutas hora do dia.

A Uniqway é acessível através das identificações de estudante, acionando o aplicativo para localizar um automóvel. O utilizador apenas tem que adicionar o tempo de utilização e a distância que deseja percorrer, e o aplicativo calcula o custo de adição, cobrando imediatamente o serviço. Cada automóvel deve ser apanhado e entregue em áreas específicas dos campus universitários, residências de estudantes e locais de estacionamento específicos de zonas centrais da cidade. O serviço de partilhas Uniqway e o seu aplicativo já estão em operação nas três universidades em que os estudantes ajudaram a desenvolver a plataforma de partilha de automóveis.