O seu smartphone anda a espiá-lo e sabe tudo sobre si

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A sua privacidade já não existe e a culpa é sua. Quem lhe mandou comprar um smartphone? E não é um exagero, pois qualquer smartphone, seja com sistema iOS ou com sistema Android, guarda a história da sua localização ao pormenor no Google. Com Android, este processo é automático, com iOS, é necessário instalar o aplicativo da Google. Mas de certeza que já precisou de fazer uma busca na Internet, então este está instalado.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Acedendo ao site Google Maps, pode encontrar a página da sua linha temporal, apontando os pontos onde esteve nos últimos dias. Embora esta linha temporal só possa ser acedida por si, em circunstâncias normais, na prática a Google está acumular dados sobre a sua localização. E isso significa que pode começar a dar-lhe informação comercial relativa à sua posição.

Felizmente, não está a ser vigiado de um modo orwelliano, já que, se não quiser que o Google Maps o siga, ele não vai fazer isso, podendo apagar o seu histórico e até dizer ao sistema que não quer que este siga os seus passos. Afinal, há coisas que não dizem respeito a terceiros.