M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A SpaceX está pronta para dar início a uma nova fase dos planos de Elon Musk para colonizar o Sistema Solar. Musk revelou no Twitter que o seu mais recente foguetão, antigamente conhecido como Big Falcon Rocket e agora rebatizado Starship, vai ser testado esta semana. Embora esteja equipado apenas com um motor, a cápsula deverá ser utilizada para missões pilotadas a Marte, um objetivo a longo prazo para o proprietário da SpaceX.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta semana, a SpaceX está a contar apenas testar o motor Raptor, que deverá ser usado no foguete Super Heavy. Elon Musk não está a contar levantar voo nos primeiros testes, pois ainda é necessário comprovar se a estrutura consegue suportar o funcionamento do motor. O Starship não deverá fazer voos suborbitais durante os próximos meses, mas quando estiver pronto já vai utilizar um foguete equipado com três motores.

Tanto o foguete Super Heavy como a cápsula Starship estão a ser desenvolvidos para serem reutilizáveis. Embora Elon Musk queira usar este foguetão para a colonização de Marte, as primeiras aplicações do Starship serão em viagens lunares, tanto em aplicações comerciais como científicas. Aliás, Musk já tem um cliente para a sua nave, o empresário japonês Yusaku Maezawa, que pretende fazer uma excursão artística à volta da Lua. A nova nave espacial da SpaceX deverá ser capaz de transportar 150 toneladas de carga, combustível incluído, e o primeiro voo orbital está previsto para 2020.