M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O desenvolvimento sobre veículos autónomos já deu mais um passo, com a chegada do primeiro táxi autónomo, que entrou em fase de testes no Japão. O Robocar Minivan é um veículo autónomo baseado num monovolume Toyota Estima, que está a ser desenvolvido pela firma de sistemas de inteligência artificial ZMP. A empresa japonesa uniu-se à Hinomaru, empresa de transportes públicos localizada em Tóquio, que vai operar o Robocar num percurso específico.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O táxi autónomo vai ser colocado em ação num trajeto de 5,3 quilómetros, entre a zona financeira de Ottemachi e a zona residencial dos montes Roppongi, nos arredores de Tóquio. O veículo destina-se a combater a falta de condutores especializados na região, com as autoridades locais da metrópole de Tóquio a apoiarem a criação deste sistema. O sistema desenvolvido pela ZMP será autónomo tanto na condução do Robocar como na monitorização do serviço.

A experiência vai ter lugar durante um mês, permitindo à ZMP e Hinomaru encontrarem e eliminarem qualquer problema com os sensores, antes de começarem a preparar a produção em massa do Robocar. O táxi autónomo deverá ser vendido no Japão a partir de 2020, a tempo dos Jogos Olímpicos. O produto final vai incluir não só o carro e sistema de condução, mas também um aplicativo de telemóvel que oferece ao cliente a hipótese de confirmar a rota mais curta ou mais barata para o seu trajeto.

Embora o carro usado como base para o Robocar Minivan seja um Toyota, a marca japonesa não está envolvida no projeto. Em vez disso, a marca japonesa concordou em investir 500 milhões de dólares na Uber para criar uma plataforma que possa ser usada em carros autónomos ou em condução partilhada. O primeiro resultado da parceria da Toyota com a Uber deverá começar a rodar nas estradas em 2021, depois deste táxi autónomo já estar disponível para clientes.