Charles Kuehmann é o responsável pela criação destes novos materiais, ocupando cargos tanto na SpaceX como na Tesla. A sua divisão, informalmente conhecida como SpaceX/Tesla Materials Engineering, está a investigar novas ligas usando metais distintos como alumínio, cobalto, cobre, ferro, molibdénio, níquel, nióbio, titânio e volfrâmio. Mas cada projeto é feito à medida das necessidades de uma companhia em detrimento da outra, o que ajuda a estabelecer a propriedade intelectual de novos desenvolvimentos.
Em termos práticos, a tecnologia partilhada entre a Tesla e a SpaceX é pouca. O SpaceX beneficiou da política de redução de custos que é habitual na indústria automóvel, procurando maximizar a eficiência dos sistemas. A Tesla, por seu lado, tirou proveito da tecnologia de soldadura empregue pela empresa aeroespacial. Mais recentemente, ambas as empresas partilharam a liga batizada como inconel, resistente a altas temperaturas, razão porque é usada para revestimento dos motores do Falcon9 e como condutor nas baterias usadas nos Tesla Model S e Model X “Ludicrous”.