M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Para testar os limites dos seus veículos futuros, muitos construtores de automóveis viajam frequentemente à pista do Nürburgring, cujos 27 quilómetros de curvas são um desafio a ser superado, muito importante em termos de aprendizagem técnica, mas também em termos de imagem, pois bater uma recorde no Nürburgring pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nas endas. Só que as viagens à pista alemã são dispendiosas, razão porque a Toyota resolveu construir a sua própria versão, no Japão.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A versão da Toyota do Nürburgring é bem mais pequena, com apenas 5,3 quilómetros, mas com uma série de curvas e 75 metros de desníveis de terreno que fazem lembrar a colina onde foi construída a pista alemã. A marca japonesa vai ter 50 pessoas, na sua maioria pilotos, a trabalhar nesta nova pista de testes, onde vai ser experimentada a próxima geração de veículos da Toyota. Akio Toyoda, presidente da empresa, revelou que a pista também vai ser o palco para experimentar novas tecnologias de autonomia e conectividade, incluindo automóveis elétricos e eletrificados, mas sempre com o prazer de condução como ingrediente central.

Mas a pista de testes a imitar o Nürburgring, que já está operacional, é apenas uma parte do novo Centro Técnico de Shimoyama. Este vai expandir noutras duas direções até ficar completamente operacional em 2023, com a Toyota a construir paralelamente uma pista de alta velocidade com tipos diferentes de piso, e um prédio que vai servir para o desenvolvimento de novos componentes para os automóveis que vão ser testados. Mas todo o Centro Técnico vai ter um impacto ambiental mínimo, pois 70 por cento dos 650 hectares de terreno mantêm a floresta original, com as pistas e prédios integrados na paisagem.

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