Toyota cria nova caixa manual automatizada para poupar combustível

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Toyota é das marcas que vende mais automóveis com caixa automática em todo o mundo, mas não desiste da caixa manual num mundo cada vez mais automatizado. A marca japonesa patenteou um novo tipo de caixa automática que geralmente funciona como manual, mas que tem algumas funções automáticas, relacionadas com a segurança de operação por pessoas com menos experiência com caixas manuais.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para uma pessoa habituada a conduzir uma caixa manual (o que é normal para a maioria dos condutores europeus), pode parecer algo redundante, mas o sistema tem algumas funções práticas, já que pode impedir uma pessoa menos experiente de fazer uma redução inesperada a um regime alto (que iria danificar o motor) ou engrenar a mudança errada num arranque. Esta função é semelhante ao que impede o condutor de engatar a marcha-atrás em andamento.

A única função verdadeiramente automática é desengatar uma mudança e colocar a caixa de velocidades em ponto morto, o que não parece muito útil. Em condições normais, basta levantar o pedal com a mudança engatada para poupar combustível, enquanto circular em ponto morto mantém um fluxo de combustível para o motor. No entanto, a patente parece indicar que este fluxo de combustível vai ser controlado, mesmo em ponto morto, e isto vai permitir ao carro poupar combustível.