Não é a primeira vez que se faz um projeto de engenharia em que um carro se transforma num robô. Mas esta é a primeira vez em que o robô faz mais alguma coisa além de transformar-se, sendo até capaz de se mover, tanto no modo humanóide como no modo veículo. E este Transformer da vida real vai ser construído para ser vendido a clientes.

Desenvolvido no Japão pela Brave Robotics, em associação com a Asratec (uma empresa de software) e a Sansei (construtora de diversões para feiras), o J-deite Ride tem uma forma humanóide com quatro metros de altura, semelhante aos robôs vistos em filmes de animação de ficção científica, mas pode transformar-se num automóvel compacto, com dois lugares.

Em ambas as formas, é capaz de se mover, sem qualquer perda de espaço para os dois passageiros no interior, e pode ser comandado do interior, pela pessoa no lugar do condutor, ou do exterior a partir de um controlo remoto. A ideia da Brave Robotics é que a Sansei possa colocar o robô à venda para parques de diversões. Para provar que funciona, veja o vídeo na quinta imagem da galeria.