M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Já quase ninguém usa relógio, porque dá para ver no telemóvel que horas são. Mas, se tivesse um, tinha que ser um Rolex. A marca suíça é a Rolls-Royce dos relógios, e cobra preços na mesma linha. E a qualidade vale o preço, mas tendo em conta que existem tantas opções mais baratas, porque é que os relógios Rolex são tão caros?
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A primeira resposta tem a ver com o trabalho do relojoeiro. Os componentes dos Rolex são bastante pequenos, e os relógios são montados à mão. Para manter o nível de qualidade da montagem e a precisão da progressão dos ponteiros, não pode haver margem para erro. Por isso, cada peça demora um ano a construir.

As peças em si também recorrem a materiais raros, como aço 904L (muito raro) para a estrutura e ouro branco para os ponteiros. O ouro é fundido nas próprias instalações da Rolex, um caso único na indústria relojoeira. E finalmente existe a equipa altamente especializada que trabalha nos testes de pressão de água e na seleção das gemas que são incrustadas no relógio.