E que tal um Renault na sala de estar?

23/10/2017

wibbitz
O automóvel como uma extensão da sua casa. Esta é a visão da Renault para o futuro da mobilidade tendo como horizonte o ano de 2030. O concept Symbioz propõe esse admirável mundo novo de integração tecnológica.

Integração de tecnologia e conectividade são palavras chave no futuro do automóvel e da mobilidade. A Renault explorou os limites destes paradigmas futuristas criando um concept car que pretende ser mais uma divisão de sua casa, ou melhor, um “hub” modular de energia e entretenimento que se integra com uma casa inteligente.

O concept, chamado Symbioz, propõe isso mesmo, uma simbiose entre a casa e o automóvel. “Já não é possível imaginar um automóvel sem pensar no ecossistema em que vivemos ou passar ao lado de evoluções tão importantes como os motores elétricos, a conectividade e as tecnologias de condução autónoma, que influenciam as nossas vidas quando nos deslocamos», comenta Laurens van den Acker, Diretor do Design Industrial do Grupo Renault.

A Renault corporiza essa visão de ecossistema de mobilidade integrado com um veículo autónomo, elétrico e conectado que no “futuro permitirá aos automóveis interagir com a casa e a cidade, mas também com os outros automóveis e infraestruturas conectadas.”

 

Gerador, biblioteca digital e sala de música

O concept-car Renault SYMBIOZ é impulsionado por motores 100% elétricos que se inserem na estratégia Z.E. (Zero Emissões) da Marca. A Renault desenvolveu o SYMBIOZ para garantir que a casa e o automóvel partilham as respetivas energias. É possível programar o sistema de forma a utilizar a energia armazenada nas baterias do automóvel para alimentar, temporariamente, os aparelhos de iluminação, os ecrãs ou outros dispositivos da habitação durante os picos de consumo. “Em caso de falha de corrente, o sistema adapta-se automaticamente e a transferência de energia pode ser seguida e regulada através de um ecrã instalado em casa ou do quadro de instrumentos do automóvel.”

Com um Renault estacionado na sala de estar é também possível utilizar a sua modularidade e funções de entretenimento e realidade virtual, como se fosse uma autêntica biblioteca, sala de jogos ou sala acústica.

Em movimento, o Symbioz dispensa a intervenção do condutor, libertando-o para outras tarefas. “A combinação de um quadro de instrumentos retrátil e bancos dianteiros rotativos é idealmente compatível com a condução autónoma Mind off. Neste modo, o condutor pode facilmente descontrair-se e conversar, ler um livro ou desfrutar de um acesso total ao seu ambiente digital pessoal. A tecnologia de personalização permite, também, a deteção automática dos ocupantes para configurar os bancos, a música e outros elementos ligados à vida digital dos passageiros.”

A Renault envolveu uma série de parceiros tecnológicos no desenvolvimento desta sua visão do futuro da mobilidade, tendo como horizonte 2030. Destaque para a LG, responsável pelo desenvolvimento do interface homem-máquina, para a Ubisoft que fornece a experiência de realidade virtual do quadro de instrumentos para o modo de condução autónoma e para a Sanef que trabalha os aspetos da comunicação entre o automóvel e as infraestruturas rodoviárias.

No futuro, o lugar do seu carro é na sala de estar, porque na estrada, ele será exatamente isso, uma sala de estar sobre rodas.