M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Andar de bicicleta é uma boa forma para populações urbanas percorrerem deslocações curtas e fazerem exercício físico ao mesmo tempo. Em cidades com terreno plano, são o método de transporte ideal para populações idosas se manterem ativos. Mas existem sempre limitações físicas que aumentam o risco de acidente para os grupos etários mais elevados, incluindo o risco de queda, que a bicicleta Sofie chegou para resolver.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Sofie é uma bicicleta elétrica desenvolvida pela Universidade de Twente, na Holanda, e que foi pensada para reduzir o risco de acidentes para pessoas com idade avançada ou dificuldades físicas. Vera Bulsink, que desenvolveu a Sofie para a sua tese de doutoramento, levou em conta contacto do pneu com a estrada, movimentos do tórax e joelhos do ciclista e direção do guiador para criar uma bicicleta mais estável a baixas velocidades.

Sistemas de auxílio à condução incluem a redução progressiva da altura do assento para permitir ao ciclista reagir mais depressa em caso de perda de velocidade, evitando quedas. Ao mesmo tempo, para evitar problemas com a estabilidade ou inclinações em curva, a velocidade máxima está limitada a 18 km/h, mesmo com assistência do motor elétrico.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.