M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Na América do Norte, tudo pode ser reciclado. Até mesmo quando o terreno original serviu para fazer testes de explosões nucleares. Mas vai ser nesse mesmo terreno que a cidade de San Francisco vai ter um novo bairro, com moradias mais em conta para a classe trabalhadora, depois de muitos fugirem para os subúrbios, afastados pelos aumentos de preços causados pela chegada de executivos de Silicone Valley.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O projeto chama-se San Francisco Shipyard e já está ser construído no local dos antigos estaleiros navais da cidade da California. Foi preciso esperar desde 1999 para a construção começar em força, pois foi preciso confirmar que não havia radioatividade no solo, depois de terem sido feito testes com materiais radioativos nos anos 40. Mas agora já existem as primeiras 234 de 12 mil novas habitações, que vão ser acompanhadas de cerca de 460 mil quadrados de área comercial e industrial.

A nova área residencial de San Francisco vai ter um custo estimado de oito mil milhões de dólares (6770 milhões de euros). Embora todos os edifícios sejam novos, os arquitetos responsáveis quer recuperar um ar retro associado a zonas habitacionais de décadas passadas, com maior interação entre os habitantes, bem como comércio local.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.