M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Volkswagen precisou apenas de 12 meses, mas já conseguiu colocar em ação o MOIA, o seu serviço de partilha de veículos, que pretende ser uma alternativa não só a serviços como Uber e Lyft, mas também a transportes públicos, permitindo a várias pessoas deslocarem-se de automóvel sem terem que comprar ou alugar um.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O projeto foi apresentado na feira TechCrunch, em Berlim, e vai iniciar a sua atividade na cidade alemã de Hamburgo, no final de 2018. Depois, o MOIA vai expandir a outras cidades europeias e americanas, com o objetivo de retirar um milhão de carros das estradas até 2025. A subsidiária da VW vai oferecer um serviço adaptado às necessidades individuais dos seus clientes, podendo ser usado em viagens individuais ou dando boleias a outras pessoas.

Os veículos usados vão ser adaptados às necessidades de cada fornecedor de serviço. Na base está uma carrinha Volkswagen Caravelle, com seis lugares individuais, modificada para funcionar com motor elétrico, em vez do tradicional 2.0 TDI da marca alemã. Cada banco individual tem as suas próprias luzes de leitura e entradas USB, bem como WiFi. As portas automáticas são de fácil utilização e a bagagem podem ser guardada à frente, junto ao condutor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.