M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Volkswagen confirmou no Salão de Genebra que está disposta a partilhar a sua tecnologia para a criação de carros elétricos com outros construtores automóveis, desde as suas marcas rivais tradicionais a startups interessadas em conquistar novos nichos de mercado. O objetivo é reduzir os custos associados ao desenvolvimento, produção e utilização de todas as tecnologias, não só para a VW mas também para empresas fornecedoras do setor.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para isso, a sua nova plataforma MEB, um chassis rolante com as baterias integradas na estrutura, altamente modulável, vai poder servir como base de automóveis de outras marcas. Os responsáveis da VW admitem que cerca de 15 milhões de automóveis possam ser construídos sobre esta plataforma durante os próximos anos, e já encontrou uma parceira disposta a usar esta tecnologia, a e.GO Mobile. Este é o primeiro passa para a recuperação de um investimento de 44 mil milhões de euros que o Grupo Volkswagen vai fazer até 2023.

A e.Go Mobile, uma marca alemã, já apresentou projetos para um citadino compacto (e.Go Life) e um mini-autocarro autónomo (e.Go Mover), com a ligação entre as duas marcas a abrir novas oportunidades de negócio. A e.Go vai beneficiar de uma base técnica robusta, reduzindo os custos de desenvolvimento, e a VW vai beneficiar da capacidade da e.Go de produzir veículos personalizados ou de baixa produção, para funções específicas. Desta forma, a plataforma MEB poderá tornar-se o standard técnico para o automóvel elétrico do futuro próximo.

Para a Volkswagen em si, a plataforma vai dar origem a modelos como a já conhecida família VW I.D., bem como a carros para as outras marcas do grupo. A SEAT, Skoda e Audi mostraram protótipos baseados na MEB em Genebra (el-Born, Vision iV e Q4 e-tron, respetivamente). Mas também já existem rumores que apontam para o interesse da Ford em usar esta plataforma nos seus primeiros carros elétricos, se bem que a marca americana já tem um acordo de cooperação com a indiana Mahindra neste sentido.