M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Durante décadas, o Humvee da AM General foi um símbolo do poder militar norte-americano, cuja influência cultural resultou na criação do Hummer pela General Motors, destinado a uso civil. Mas o Hummer é um produto do passado, e importa renovar o arsenal militar, razão porque foi criado o Flyer 60, um novo veículo para uso da infantaria em missões militares.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Criado pela General Dynamics, o Flyer 60 foi concebido com dimensões para poder ser transportado dentro da carlinga de um avião de transporte militar V-22 Osprey, uma vantagem sobre o Flyer 72, que só cabe em aviões maiores, como o C-130 e CH-47. Está disponível em duas variantes, blindada e não blindada, ambas podendo funcionar como veículos armados ou transporte de emergência. Está equipado com um canhão M2 de 40 mm e apoios para armas de 5,56 e 7,62 mm.

O Flyer 60 tem espaço para quatro pessoas (incluindo condutor) mais um artilheiro, tem um peso bruto de 3400 kg e uma autonomia de mais de 700 km. Uma suspensão ajustável (com uma amplitude de 22,8 cm) permite-lhe atravessar qualquer terreno, enquanto a sua largura reduzida (apenas 152 cm) é ideal para usar em zonas urbanas. Está equipado com um motor 2.0 BiTurbo Diesel (o mesmo do Opel Insignia) com 195 cv de potência, tração integral permanente e caixa automática de seis velocidades.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.