M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Nos anos 90, os super-desportivos mais famosos eram o Porsche 911 Turbo na Alemanha e o Ferrari Testarossa na Itália. Mas o Japão também tinha o seu próprio modelo, o Nissan Skyline GT-R. O carro tornou-se muito popular entre os fãs de carros mais rápidos, que lhe deram o apelido “Godzilla”. Era também muito apreciado pelas casas de tuning, com as mais hábeis a conseguirem elevar a potência dos 280 cv de origem até aos 1000, segundo se dizia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O herdeiro do Skyline GT-R é o Nissan GT-R, mas este modelo é bastante evoluído em termos tecnológicos, o que tem sido um entrave para as empresas de tuning trabalharem muito no motor. Mas é possível, como provado pela casa alemã WheelsAndMore, que além de calçar pneus Continental Sport 6 e jantes de 21 polegadas no super-desportivo japonês, também propõe nada menos que cinco níveis de preparação do motor.

Apelidado “Crankzilla”, o Nissan GT-R preparado na Alemanha começa com a preparação Stage I, muito simples, com novos filtros de ar e uma simples atualização de software. Isto aumenta a potência dos 570 para os 605 cv. Na preparação Stage II, o catalizador também é modificado, fazendo a potência subir para os 630 cv. A versão Stage III ganha novas válvulas, aumentando a potência para 650 cv. Um turbo maior faz a potência chegar aos 700 cv com a preparação Stage IV.

E no topo está o verdadeiro “Crankzilla”, o Stage V. Esta versão tem novas válvulas, tubagens, bomba de ignição e turbo, e vê a potência saltar para os 740 cv. Os alemães podiam ir mais longe, mas decidiram manter o comportamento do carro apropriado para a pista, e não só para arranques.

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