No dia 9 de março, o fabricante sul-coreano inaugurará o seu novo Centro de Investigação de Uiwang, em Gyeonggi, onde as baterias da próxima geração serão testadas numa linha de produção piloto.
Nessa data e nesse local, a Hyundai apresentará, pela primeira vez, um conjunto de baterias de estado sólido que desenvolveu e que os responsáveis apelidam de “bateria de sonho”.
A informação é adiantada pelo jornal coreano ET News (ver artigo original aqui), que acrescenta que um veículo elétrico que vai incorporar uma destas baterias deverá começar a ser testado dentro de um ano e a produção em série destes packs de baterias deverá começar em 2030, pese embora um funcionário da Hyundai na casa-mãe tenha afirmado ao ET News não haver decisões quanto a datas.
A cerimónia de abertura desta unidade fabril marca a primeira revelação pública da linha de baterias de estado sólido da Hyundai. A imprensa coreana refere que altos executivos da marca, incluindo o presidente do Hyundai Motor Group, Chung Eui-sun, bem como altos funcionários de fornecedores e parceiros nacionais e estrangeiros, estarão presentes.
As baterias de estado sólido são consideradas o Santo Graal para os veículos elétricos. Em comparação com as atuais soluções de iões de lítio, a sua estrutura é mais simplificada: o líquido é substituído por um bloco sólido, que é mais leve e pode transportar mais energia com a mesma capacidade. O elemento sólido é também menos reativo do que o líquido, pelo que é mais estável e é muito menos provável que se incendeie se for perfurado ou aquecido.
Em termos práticos, agarrando no caso de um Hyundai Ioniq 5, por exemplo, podemos ter uma duplicação da autonomia disponibilizada se se utilizar um pack de 84 kWh (capacidade atual) ou a autonomia mantida, mas com ganhos substanciais ao nível do peso que pode ser reduzido para metade.
Do ponto de vista industrial, a produção própria de baterias de estado sólido tornaria a Hyundai mais autónoma, dado que, atualmente, compra baterias à SK On, CATL e LG Energy Solution entre outras empresas.
A Hyundai Motor Company tem como objetivo produzir em massa baterias de estado sólido por volta de 2030.