O Interlock é um dispositivo de segurança que imobiliza o veículo se o condutor ultrapassa a taxa de álcool permitida por lei. Preço a rondar os 1000 euros é obstáculo…

Na Europa, os números da sinistralidade rodoviária indicam que uma em cada quatro mortes na estrada está relacionada com o consumo de álcool. Estatística negra que não deixa qualquer dúvida sobre a necessidade urgente de mudar mentalidades. E ainda que o Código da Estrada considere que se encontra sob influência de álcool o condutor que apresente uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l, a conduta correta aponta para que não misturem álcool e condução.

Neste sentido, a partir de maio de 2022, todos os veículos homologados na União Europeia deverão incorporar um dispositivo de medição de álcool, com capacidade para imobilizar o veículo sempre que se ultrapassem os limites legais. Uma normativa que se aplicará a todos os veículos matriculados na Europa a partir de 2024.

Dispositivo semelhante já está disponível no mercado de acessórios, desenvolvido pela empresa alemã, Dräger, gizado para as frotas. O fabricante lançou o primeiro equipamento do género em 1994, tendo vendido mais de 400.000 unidades nos Estados Unidos. O Interlock 7000 de terceira geração é o mais avançado do catálogo e recorre a sensores eletroquímicos e técnicas de infravermelhos para realizar a sua função.

O dispositivo eletrónico tem a capacidade de impedir o arranque do motor, mantendo-o bloqueado até o condutor conseguir uma medição abaixo do limite legal. Também é possível personalizar os valores limite, desde os zero miligramas até ao máximo permitido.

Preço elevado é obstáculo

Tratando-se de equipamento tecnicamente evoluído, o principal inconveniente à sua aquisição é o preço a rondas os 1000 euros, a que se acrescenta o valor da montagem entre os 100 e os 150 euros. Para empresas, a marca oferece uma modalidade de aluguer, com valores de cerca de 100 euros mensais.

A instalação deste elemento de segurança não obriga a qualquer modificação do habitáculo do automóvel, estando também homologado para motos.