Nos dias de hoje Miguel Oliveira é um piloto com a sua presença consolidada no Mundial de MotoGP. Atual piloto de Moto2, onde está a discutir o título mundial, no próximo ano Oliveira rumará ao MotoGP, onde ao serviço da nova KTM Tech 3 será o primeiro piloto português a competir a tempo inteiro no principal campeonato do motociclismo de velocidade.

Enquanto esse e outros dias de glória não chegam, recordamos aqui através de uma reportagem do nosso irmão ‘AutoSport’ o momento em que Miguel Oliveira obteve o seu primeiro triunfo na categoria de promoção Red Bull MotoGP Rookies Cup. Estávamos então no dia 21 de junho de 2008 no circuito britânico de Donington Park.

Reportagem do AutoSport

“Miguel Oliveira foi convidado para correr nas provas da Red Bull MotoGP Rookies Cup em Donington e, na próxima semana, em Assen. E bem se pode dizer que o jovem piloto da Costa da Caparica, de 13 anos, começou da melhor forma este seu inesperado périplo no seio da competição que acompanha o Mundial de Motociclismo, vencendo a prova inglesa, onde bateu sem apelo nem agravo uma plêiade de “leões” com bastante mais experiência aos comandos das KTM RC 125.

Quarto classificado nos treinos, numa pista que desconhecia, Oliveira arrancou bem e, com a garra que lhe é reconhecida, procurou levar a melhor numa corrida que reconheceu como «muito importante para a minha carreira. Não podia desperdiçar esta oportunidade que me foi dada.» Por isso, volta a volta, lá na frente, foi consolidando o avanço, que se cifrava, a meio da corrida, em 17 segundos.

E foi então que as coisas se descontrolaram um pouco, com o piloto a cometer alguns erros: «Estava tão lá na frente, que me desconcentrei e apanhei alguns sustos. Depois, houve um piloto mais atrasado que me complicou um pouco a vida, pois demorei muito tempo a conseguir passá-lo.»

Mas acabou por recuperar o controlo da situação, passando a gerir o avanço nos momentos finais da prova de 17 voltas. Esta foi a segunda vez que Oliveira se sentou aos comandos da moto da Red Bull Rookies MotoGP Cup, depois da estreia no Estoril, onde já então deu nas vistas. Agora, viaja para Assen, na Holanda, pista que também não conhece mas onde vai chegar com a motivação em alta, depois desta primeira vitória na categoria.

Miguel Oliveira, recorde-se, tem como objectivo participar no Mundial de Motociclismo, na classe de 125cc, já a partir de 2010, ano em que cumpre a idade mínima estabelecida para o efeito, os 15 anos.”