Vários países europeus já introduziram legislação para obrigar os construtores automóveis a incluírem nos novos carros elétricos um aparelho que emite um som baixo o suficiente para não incomodar a maioria dos transeuntes, mas alto o suficiente para ser percebido por peões quando o carro se aproxima. No entanto, este som poderá não ser forte o suficiente, especialmente em horas de tráfego intenso, em que o som emitido por carros elétricos poderá não ter intensidade suficiente para identificar a direção dos carros mais próximos, tornando todos os veículos na estrada indistintos.
Uma solução foi proposta pela CHM, uma firma espanhola especializada em alcatroar estradas, que propõe uma forma de asfalto acústico. O contacto da borracha dos pneus com o asfalto seria suficiente para produzir um ruído que seria facilmente identificado por qualquer próxima de um automóvel que estivesse a passar. Ainda não há previsões para a construção de uma estrada com asfalto, que ainda está em fase de desenvolvimento. Para criar o asfalto acústico, a CHM está a contar com o apoio de várias fontes de financiamento público, incluindo o FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), bem como de centros de pesquisa científica, nomeadamente o Departamento de Física e Engenharia de Sistemas da Universidade de Alicante.