Dotada de uma gama bastante ampla – sobretudo, tendo em conta que é um construtor automóvel vocacionado para os desportivos –, a Porsche apresentou uma nova versão GTS para os Cayenne e Cayenne Coupé, assente no motor V8 em vez do V6 biturbo de 3.6 litros que se podia encontrar no seu antecessor. O objetivo é combinar prestações com exclusividade neste SUV.

Com 460 CV de potência e um binário máximo de 620 Nm, o motor biturbo de quatro litros oferece uma performance significativamente melhorada em todas as áreas. O novo Cayenne GTS disponibiliza agora mais 20 CV e mais 20 Nm do que no seu antecessor, o que se reflete também nas performances, com a Porsche a apontar uma aceleração dos zero aos 100 km/h 0,6 segundos mais rápida do que anteriormente com o Pacote Sport Chrono, cumprindo-se em 4,5 segundos. A velocidade máxima aumentou oito km/h, para 270 km/h.

Ao mesmo tempo, foi dada grande importância à eficiência, com destaque para o contributo da caixa automática Tiptronic S de oito velocidades, com o controlo adaptativo dos cilindros, com a injeção direta de gasolina com posição central dos injetores e com um novo sistema de gestão térmica. No ciclo combinado em WLTP, os mais desportivos modelos Cayenne oferecem um consumo de combustível de 14,1 – 13,3 l/100 km.

O sistema de escape desportivo foi especialmente configurado para oferecer “uma experiência altamente emotiva”, segundo a Porsche. Instalado de série, o sistema de escape desportivo com as suas saídas colocadas de cada lado da traseira, foi pensado para uma sonoridade exclusiva. O sistema de escape desportivo de alta frequência é de novo desenvolvimento. Exclusivamente oferecidas no Cayenne GTS Coupé e, de futuro, também no Cayenne Turbo Coupé, inclui duas saídas ovais – em conjugação com o opcional Pacote Desportivo de peso reduzido.

Chassis a preceito

Para corresponder ao aumento da potência, a marca também trabalhou o chassis. A suspensão de série com molas de aço rebaixa a carroçaria em 20 milímetros e inclui o Porsche Active Suspension Management (PASM) para um controlo ativo do amortecimento. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) surge também de série. Em combinação com as jantes RS Spyder Design de 21”, oferecidas de série, e os discos de grandes dimensões em (390 x 38 mm à frente, 358 x 28 mm atrás) com pinças em vermelho, os novos modelos Cayenne GTS exibem maiores competências desportivas em condições mais intensivas.

Em opção, a desaceleração pode ser otimizada por intermédio do Porsche Surface Coated Brake (PSCB) com revestimento em carboneto de tungsténio ou do Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB). A lista de opções inclui também a suspensão pneumática com três câmaras rebaixada em 10 milímetros, o eixo traseiro direcional e o sistema de estabilização ativa Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC).

Pacote Sport Design e detalhes GTS de série

O Pacote Sport Design, oferecido de série destaca-se pelos inúmeros apontamentos em preto. Além das já referidas jantes RS Spyder Design de 21” em preto acetinado, os faróis LED Porsche Dynamic Light System (PDLS) e as luzes traseiras em LED são também escurecidos. As entradas de ar dianteiras, os frisos das janelas, as saídas de escape do sistema de escape desportivo, o logótipo do modelo e o logótipo Porsche são também todos em preto.

A bordo, existem materiais de elevada qualidade como a Alcantara presente no revestimento interior do tejadilho, nos centros dos bancos, no apoio de braço da consola central e portas, assim como o alumínio escovado escurecido. Os bancos desportivos com regulação em oito vias são exclusivos dos novos modelos GTS, com maior altura dos seus apoios laterais. Os logótipos GTS podem ser encontrados nas portas dianteiras, nas proteções interiores das soleiras das portas, no conta-rotações e apoios de cabeça. As inúmeras opções de personalização incluem o Pacote interior GTS com destaques adicionais em Vermelho Carmim ou Crayon, para elementos como os pespontos decorativos.

Os novos Porsche Cayenne GTS estão disponíveis para encomenda a partir de agora e chegarão aos Centros Porsche no início de julho, com preços a partir dos 167.580€ para o Cayenne GTS e dos 172.392€ para o Cayenne GTS Coupé.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.