Miguel Correia (Skoda Fabia) estreou-e a vencer no campeonato de Portgal de Ralis fazendo dupla com Jorge Carvalho
A dupla Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo) venceu o Rali Terras de Aboboreira, após final empolgante, com a incerteza quanto ao vencedor a durar até aos derradeiros metros.

O piloto bracarense estreou-se, deste modo, a vencer em termos absolutos um rali do escalão máximo e ascendeu à vice-liderança do CPR, a uma prova do final da fase de terra do calendário.

Com o 2.º lugar alcançado, a 2,0 segundos do vencedor, após meritória recuperação, após ter perdido 15 segundos na sequência de um furo, percalço sofrido em Amarante-2 e que lhe poderá ter custado a vitória, Armindo Araújo, manteve a liderança do CPR.

A prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante, a 3.ª do campeonato de Portugal de Rali (CPR), foi igualmente pontuável para FIA European Rally Trophy-ERT Iberian Rally Trophy.

O rali, que decorreu nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses foi empolgante de seguir, dadas as sucessivas trocas de líder, com a incerteza quanto ao vencedor a manter-se até à derradeira classificativa.

Seis trocas na liderança revelam a luta cerrada pela vitória; que cedo perdeu um dos protagonistas, o irlandês Josh Mcerlean (Hyundai i20 N Rally2) que saiu de estrada perto do final de Marão-1, quando liderava.

À entrada para Aboboreira-2, a power stage, escassos 1.6 segundos separavam Miguel Correia, líder desde a 6.ª de nove especiais, de Armindo Araújo, que entretanto ganhara a segunda posição a Bruno Magalhães (Hyundai i20 N Rally2) na segunda e última passagem por Marão-2.

Armindo Araújo, com Luís Ramalho ao lado no Skoda Fabia, terminou no 2.º lugar e manteve liderança do CPR

Na hora do tudo ou nada, Miguel Correia, que foi o 6.º líder do rali, revelou-se mais forte e até assinou o melhor tempo nessa última especial, ao ganhar 0.4 segundos ao rival direto, fixando a diferença final entre ambos em 2,0 segundos.

Seis trocas na liderança revelam a luta cerrada pela vitória; que cedo perdeu um dos protagonistas, o irlandês Josh Mcerlean (Hyundai i20 N Rally2) que saiu de estrada perto do final de Marão-1, quando liderava.

À entrada para Aboboreira-2, a power stage, escassos 1.6 segundos separavam Miguel Correia, líder desde a 6.ª de nove especiais, de Armindo Araújo, que entretanto ganhara a segunda posição a Bruno Magalhães (Hyundai i20 N Rally2) na segunda e última passagem por Marão-2.

Na hora do tudo ou nada, Miguel Correia, que foi o 6.º líder do rali, revelou-se mais forte e até assinou o melhor tempo nessa última especial, ao ganhar 0.4 segundos ao rival direto, fixando a diferença final entre ambos em 2,0 segundos.
A festa de Miguel Correia e Jorge Carvalho (foto @world)

No final, o piloto que conta com o apoio da estrutura da ARC Sport, confessou «estar muito feliz por ter ganho este rali ao segundo e até ao último metro. Foi a minha primeira vitória e logo perante o líder do campeonato. Confesso que, atendendo à minha evolução, já sonhava com isto há bastante tempo».

Para Miguel Correia, «o próximo desafio é já o Rali de Portugal, uma prova que não conheço, mas onde vou tentar dar o meu melhor», adiantou.

O pódio ficou completo com Bruno Magalhães, que terminou no 3.º lugar a 11.2 segundos do vencedor, enquanto José Pedro Fontes (Citroen C3 R5) foi quarto, com uma vantagem de 1.3 segundos face a Pedro Almeida (Skoda Fabia Rally2 Evo).

A dupla Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20) completou o pódio (Foto @world)

Ricardo Sousa vence nas 2 RM

Na luta pela primazia das 2RM (duas rodas motrizes), que também se prolongou até à derradeira classificativa, Ricardo Sousa levou a melhor por 12,7 segundos face a Ernesto Cunha no despique entre os dos Peugeot 208 Rally 4.
Ricardo Sousa em dupla com Luís Marques, (Peugeot 208 Rallye 4), com Luís impôs-se nas 2 RM

No Campeonato Promo, competição marcada por acesa controvérsia, a deixar transparecer que nem tudo vai bem nos ralis nacionais, a vitória foi conquistada por Emanuel Figueiredo (Hyundai i20 N5), que terminou com 1.57,8 minutos de diferença para Filipe Nogueira (Peugeot 208 R2).

Classificação final (oficiosa)

1º, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), 1h13m40.9s

2º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 2.0 segundos

3º, Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20 N Rally2), a 11.2 segundos

4º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 54.5 segundos

5º, Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 55.8 segundos

6º, Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai i20 N Rally2), a 2.05.3 minutos

7º, Pedro Meireles/Pedro Alves (Hyundai i20 N Rally2), a 2.15.5 minutos

8º, Paulo Neto/Vítor Hugo (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 2.47.1 minuto

9º, Daniel Nunes/Nuno Mota Ribeiro (Ford Fiesta Rally3), a 3.10.9 minutos

10º, Diogo Salvi/Miguel Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 3.12.3 minutos

Campeonato

1.º Armindo Aráujo, 712 pontos

2.º Miguel Correia, 63

3.º Bruno Magalhães, 54

4.º José Pedro Fontes, 40

5.º Pedro Almeida, 33

Próxima prova:

Vodafone Rali de Portugal, dias 19 a 22 de maio