O piloto bracarense estreou-se, deste modo, a vencer em termos absolutos um rali do escalão máximo e ascendeu à vice-liderança do CPR, a uma prova do final da fase de terra do calendário.
Com o 2.º lugar alcançado, a 2,0 segundos do vencedor, após meritória recuperação, após ter perdido 15 segundos na sequência de um furo, percalço sofrido em Amarante-2 e que lhe poderá ter custado a vitória, Armindo Araújo, manteve a liderança do CPR.
A prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante, a 3.ª do campeonato de Portugal de Rali (CPR), foi igualmente pontuável para FIA European Rally Trophy-ERT Iberian Rally Trophy.
O rali, que decorreu nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses foi empolgante de seguir, dadas as sucessivas trocas de líder, com a incerteza quanto ao vencedor a manter-se até à derradeira classificativa.
Seis trocas na liderança revelam a luta cerrada pela vitória; que cedo perdeu um dos protagonistas, o irlandês Josh Mcerlean (Hyundai i20 N Rally2) que saiu de estrada perto do final de Marão-1, quando liderava.À entrada para Aboboreira-2, a power stage, escassos 1.6 segundos separavam Miguel Correia, líder desde a 6.ª de nove especiais, de Armindo Araújo, que entretanto ganhara a segunda posição a Bruno Magalhães (Hyundai i20 N Rally2) na segunda e última passagem por Marão-2.
Na hora do tudo ou nada, Miguel Correia, que foi o 6.º líder do rali, revelou-se mais forte e até assinou o melhor tempo nessa última especial, ao ganhar 0.4 segundos ao rival direto, fixando a diferença final entre ambos em 2,0 segundos.
Seis trocas na liderança revelam a luta cerrada pela vitória; que cedo perdeu um dos protagonistas, o irlandês Josh Mcerlean (Hyundai i20 N Rally2) que saiu de estrada perto do final de Marão-1, quando liderava.
À entrada para Aboboreira-2, a power stage, escassos 1.6 segundos separavam Miguel Correia, líder desde a 6.ª de nove especiais, de Armindo Araújo, que entretanto ganhara a segunda posição a Bruno Magalhães (Hyundai i20 N Rally2) na segunda e última passagem por Marão-2.
No final, o piloto que conta com o apoio da estrutura da ARC Sport, confessou «estar muito feliz por ter ganho este rali ao segundo e até ao último metro. Foi a minha primeira vitória e logo perante o líder do campeonato. Confesso que, atendendo à minha evolução, já sonhava com isto há bastante tempo».
Para Miguel Correia, «o próximo desafio é já o Rali de Portugal, uma prova que não conheço, mas onde vou tentar dar o meu melhor», adiantou.
O pódio ficou completo com Bruno Magalhães, que terminou no 3.º lugar a 11.2 segundos do vencedor, enquanto José Pedro Fontes (Citroen C3 R5) foi quarto, com uma vantagem de 1.3 segundos face a Pedro Almeida (Skoda Fabia Rally2 Evo).
Ricardo Sousa vence nas 2 RM
No Campeonato Promo, competição marcada por acesa controvérsia, a deixar transparecer que nem tudo vai bem nos ralis nacionais, a vitória foi conquistada por Emanuel Figueiredo (Hyundai i20 N5), que terminou com 1.57,8 minutos de diferença para Filipe Nogueira (Peugeot 208 R2).
Classificação final (oficiosa)
1º, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), 1h13m40.9s
2º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 2.0 segundos
4º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 54.5 segundos
5º, Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 55.8 segundos
6º, Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai i20 N Rally2), a 2.05.3 minutos
7º, Pedro Meireles/Pedro Alves (Hyundai i20 N Rally2), a 2.15.5 minutos
8º, Paulo Neto/Vítor Hugo (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 2.47.1 minuto
9º, Daniel Nunes/Nuno Mota Ribeiro (Ford Fiesta Rally3), a 3.10.9 minutos
10º, Diogo Salvi/Miguel Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 3.12.3 minutos
Campeonato
1.º Armindo Aráujo, 712 pontos
2.º Miguel Correia, 63
3.º Bruno Magalhães, 54
4.º José Pedro Fontes, 40
5.º Pedro Almeida, 33
Próxima prova:
Vodafone Rali de Portugal, dias 19 a 22 de maio