A nova atualização de software, a exemplo do que sucede nos smartphones, compreende uma série de novas funcionalidades e aparência, melhorando elementos do sistema de infoentretenimento (como o sistema de navegação melhorado e serviços Connect online ampliados), do virtual cockpit e do head-up display.
Porém, outra das suas particularidades é a melhoria das possibilidades de carregamento, com o software ME3 a permitir carregamento CC para veículos com bateria de 62 kWh até 120 kW e até 135 kW nos de bateria de 82 kWh, o que permite assim reduzir o tempo de espera nos postos de carga rápida.
Há também um novo modo de gestão de bateria que pode ser ativado a partir do ecrã central e que assegura que a bateria não é carregada até ao seu máximo, limitando o processo de carregamento até aos 80%, o que beneficia a longevidade desse componente a longo prazo. No entanto, garante Jaromír Mendl, do departamento de marketing de produto do Enyaq iV, o cliente pode escolher o carregamento completo a 100% caso assim pretenda, bastando assinalá-lo no ecrã central. Depois de carregar a 100%, o modo volta a limitar o carregamento a 80%, sendo assim uma função por defeito.
A atualização permite também melhorar a gestão térmica da bateria no inverno, tornando a sua temperatura ideal de funcionamento mais consistente e fácil de atingir.
Cruise control e Travel Assist integradosOs sistemas de cruise control e Travel Assist têm agora atuação melhorada, com a tecnologia de assistente de condução Travel Assist a ser ativada automaticamente assim que o Cruise Control Adaptativo é também ligado, não necessitando de ser ativada de forma autónoma. Porém, pode ser desativado pelo botão do Travel Assist no volante, separando aqueles dois sistemas.
O planeamento de rotas pelo sistema de navegação foi também melhorado com vista a um melhor aproveitamento da carga da bateria, conseguindo também adicionar alternativas de forma mais eficaz com esta atualização, podendo adicionar diferentes métodos de pesquisa de rotas, como por exemplo, separando as tipologias de estações de carga.
A apresentação do nível da carga é agora acompanhado por um valor em vez de apenas ter um símbolo da bateria.
O software ME3 permite também uma maior dose de conectividade através dos serviços Skoda Connect online, mantendo-se assim permanentemente online e ligado ao cliente, permitindo a este ajustar e manter as suas preferências entre veículos da Skoda, por exemplo, o ajuste dos bancos e dos espelhos assim que insere as suas credenciais no serviço.
Como está também sempre conectado à rede, o estado e localização do veículo pode ser sempre seguido em tempo real.
Se esta primeira atualização terá de ser feita nos centros de assistência da marca checa, o próximo update de software da Skoda poderão ser já feitos remotamente bastando apenas ativar a conta Skoda Connect.
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