M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Se há algo pelo que a BMW sempre foi famosa, é pelos seus motores, especialmente nos carros que usam a letra M no seu nome, como o lendário M1, o clássico M3 ou o futuro M8. E se os motores BMW podem ser usados em carros que já foram campeões do mundo de Fórmula 1, então podem ser usados em qualquer veículo. Até mesmo num autocarro, que foi equipado com os motores elétricos iPerformance, que pode encontrar no BMW i3.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Karsan é um construtor turco de autocarros, que nos últimos anos tem expandido a sua gama de produtos. Neste caso, o mini-autocarro Jest, já existente em duas variantes, passou a estar disponível na versão Jest Electric. Com 5,8 metros de comprimento, tem várias configurações de bancos disponíveis, e entre lugares sentados e de pé pode transportar até 26 pessoas. Embora o motor de 170 cv seja sempre o mesmo, a Karzan fornece a versão elétrica do Jest com uma ou duas baterias, podendo escolher 33 ou 44 kWh. Assim, pode ter uma autonomia entre os 80 e 210 km, conforme a função do mini-autocarro, e pode recarregar as baterias entre 45 e 110 minutos.

Esta não é a primeira vez que a BMW “emprestou” o motor e as baterias do i3 para mover outros veículos. A Streetscooter já usa este conjunto propulsor nas carrinhas de transporte de mercadorias que forneceu ao Deutsche Post, o serviço de correios da Alemanha, assim como às embarcações da Torqeedo. As suas baterias também são usadas para armazenamento de energia de origem eólica ou solar, em vários edifícios com função industrial.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.