M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Apple fabrica um dos produtos mais populares do mundo, o iPhone. Para fazer este produto, que atualizado com frequência e tem milhões de utilizadores espalhados pelo mundo, é necessário extrair toneladas de metais do solo em operações mineiras. Para reduzir o impacto ambiental, a Apple apresentou um robô, com o nome Daisy, que vai reciclar iPhones usados.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O robô é capaz de desmontar 200 telemóveis por hora, uma evolução em relação ao modelo anterior, chamado Liam. O robô Daisy tem, assim, a capacidade de recuperar 1900 kg of alumínio, 770 de cobalto, 710 de cobre e 11 kg de metais raros, por cada 100 mil iPhones desmontados. Isto significa que a Apple pode fabricar mais 100 mil automóveis sem ser necessário retirar estas quantidades da Terra.

Esta é apenas uma das medidas anunciadas ecológicas pela Apple, juntando-se a uma série de doações para a ONG Conservation International, com base em cada aparelho usado devolvido à empresa para ser reciclado. A empresa americana também revelou que a sua nova sede, construída na cidade californiana de Cupertino, vai usar energia de fontes 100 por cento renováveis, e até fornecer excessos de produção à rede pública