M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Recentemente, a Audi e a sua parceira na Fórmula E e no desenvolvimento de motores elétricos, a Schaeffler, criaram um Audi RS 3 especial, equipado com quatro motores elétricos usados nas corridas de Fórmula E, com uma potência combinada de 1196 cv. Em comparação, o modelo de estrada tem apenas 400 cv. E agora esta versão especial bateu um novo recorde de velocidade, tornando-se o carro mais rápido do mundo a andar de marcha-atrás.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Schaeffler 4ePerformance, como este Audi é chamado oficialmente, foi levado para um aeródromo com um objetivo: bater o recorde de velocidade em marcha-atrás, que era de 162 km/h. O objetivo do teste era bater, andando para trás, a velocidade máxima em arranque de um Porsche 911 GT2 RS, o primeiro Porsche 911 a atingir os 700 cv de potência. Com Daniel Abt, piloto da Fórmula E e DTM ao volante, conseguiu bater o Porsche e atingiu os 178 km/h. Mas ainda faltava ir mais longe.

Será que era possível atingir os 200 km/h a andar em marcha-atrás. Apesar de ser um piloto profissional, andar depressa em marcha-atrás foi uma experiência nova para Abt. O piloto alemão teve muita dificuldades em manter a estabilidade do carro e em visualizar o fim de pista, comentando que “andar a 100 km/h de marcha-atrás parece que ando a 350”. Depois de apanhar um susto na primeira tentativa, Daniel Abt voltou à pista e conseguiu ultrapassar o objetivo. Foi só quando saiu do carro que lhe disseram o número do novo recorde: 210 km/h!