M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma falha com o sistema Autopilot de um Tesla quase causou um acidente nas autoestradas na Califórnia. O sistema falhou em detetar a presença de um motociclista a passar entre dois faixas, e este, impaciente, danificou propositadamente o espelho retrovisor do Tesla Model 3. O dono do carro filmou o incidente com as câmaras do carro, afirmando ter sido “atacado” pelo motociclista.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A evolução mais recente do Autopilot foi instalada como atualização nos carros da Tesla em dezembro passado. Em teoria, a versão 9 do Autopilot deveria ser capaz de reconhecer a presença de motociclistas entre duas faixas de estrada, movendo ligeiramente o carro para o lado e deixando espaço para a passagem de um veículo de duas rodas. No entanto, o sistema raramente funciona, e muitas vezes o condutor é obrigado a usar o volante diretamente para o carro se mover para o lado na faixa, deixando espaço para o motociclista.

Neste caso, o motociclista, frustrado por ter ficar preso atrás do carro durante vários segundos, danificou o espelho do Tesla quando finalmente conseguiu passar. No entanto, apesar de se ter desculpado com o falhanço do Autopilot, a marca americana recomenda a todos os seus clientes que se mantenham atentos ao trânsito em qualquer situação, mesmo com o sistema ligado. Aliás, de acordo com a lei de trânsito na Califórnia, um condutor é sempre obrigado a deixar espaço para uma motocicleta passar em segurança entre faixas. E como o Tesla seguia na faixa da esquerda, deveria ter-se encostado mais ao separador.