M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Pelo mundo fora, é possível encontrar algumas estradas que desafiam todos os padrões de lógica. Uma dessas estradas é a Carretera Federal 150D, no México, talvez a única estrada no mundo onde os condutores são obrigados a mudar da faixa da direita para a faixa de esquerda e circular em contramão nalgumas partes do troço.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A estrada abriu ao trânsito em 1962, ligando a Cidade do México a Vera Cruz cobrindo uma distância de quase 400 quilómetros. O problema é que, apesar de ser considerada uma autoestrada, tem um troço perigosíssimo, em que se transforma numa estreita estrada de montanha. Quando passa do estado de Puebla para o estado de Veracruz, a estrada tem uma zona cheia de contracurvas apertadas e, para garantir que o tráfego de pesados é capaz de fazer os ângulos das curvas sem atrapalhas o trânsito, existem setas na estrada a indicar quando todo o trânsito deve trocar de faixa e circular como se estivesse no Reino Unido.

Mesmo em circunstâncias normais, a 150D é considerada a segunda estrada mais perigosa do México em termos de acidentes. Este troço de montanha, que tem um declive elevado para o Parque Nacional de Cañon del Río Blanco, já esteve fechado quando houve desabamento de terras. O mais ridículo é que, como é uma autoestrada, é necessário pagar portagens, e mesmo o troço de montanha tem um custo de 26 pesos, ou 1,15 €.