Uma corrida no gelo entre um trenó de huskies e um SEAT Leon de 300 Cv

Susi Normand é tratador de huskies. Jordi Gené é piloto de competição da SEAT. Um duelo gelado espera-os no Lake Pikku-Nissi, um dos 188 mil lagos da Finlândia.

Susi vai conduzir um trenó puxado por seis poderosos huskies do Alaska e da Sibéria. Jordi Gené vai tentar meter no gelo os 300 Cv do novo SEAT Leon Cupra, o mais potente SEAT de estrada de sempre. No Ártico, os trenós de cães são um dos mais ancestrais meios de deslocação.

Endurance, bravura e resistência às baixas temperaturas – que podem atingir os 25 graus negativos – , fazem dos huskies cães geneticamente adaptados a estas condições extremas.  Por seu turno, o novo SEAT Leon Cupra monta pneus de inverno e dispõe de um novo sistema de tração integral que lhe permite maior aderência no bloco de gelo com mais de um metro de espessura, e que faz da Finlândia uma imensa pista de gelo desde o fim do ano até abril.

O Cupra é um carro muito rápido, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos, mas os huskies estão também entre as 20 raças de cães mais rápidos do mundo. Quando seis trabalham em conjunto, a força é imensa e o trenó pode atingir velocidades na casa dos 40 km/h.

Além da rapidez, o que impressiona é a resistência. Um huskie pode percorrer 130 quilómetros num só dia. A matilha é liderada por Mamba e Mustys, que são os cães mentalmente mais fortes e que instintivamente se tornaram os líderes do grupo. “Eles têm de ser mentalmente fortes e bravos”, explica Susi, “Tal como pilotos de competição”, acrescenta Jordi Gené.

Para encerrar este desafio amigável, agora é a vez de Jordi conduzir o trenó e Susi dar umas boas atravessadelas com o Seat Leon.