M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Volkswagen Kombi, ou “Pão de Forma”, foi um grande sucesso porque era um dos carros mais baratos, mais versáteis, mais espaçosos e mais resistentes a existir. Tanto que ainda hoje são estimadas pelos seus donos, muitas delas contando com meio século de existência ou mais. Nunca ninguém pensou em, sei lá, ir fazer arranques com uma a toda a velocidade.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Exceto estas pessoas. Mas para fazerem arranques com a “Pão da Forma”, tiveram que lhe fazer muitas modificações. Aliás, da Volkswagen Kombi original, não sobre nada exceto a zona frontal da carroçaria. Toda a parte mecânica foi reconvertida ou construída de raiz, incluindo o chassis e pneus de dragster. O motor vem do Dodge Viper, mas agora tem dois turbos e trabalha a metanol, pelo que dá 1700 cv (38 vezes mais que a Kombi).

O resultado final foi batizado como Mental Breakdown (“colapso mental”), e faz sentido. Para ser sincero, fora o óbvio apelo emocional, não faz sentido fazer corridas de dragsters com uma Kombi. Toda aquela superfície frontal é um obstáculo. Mas, na hora de tirar fotografias, deve ter mais fãs que um Top Fuel típico.