M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Alguma vez pensou como reagiria se olhasse pelo espelho retrovisor e visse que estava a ser perseguido por um homem voador? E se soubesse que não há problema nenhum, o homem voador está habituado a fazer isto? Isto foi o que aconteceu no deserto do Nevada, não muito longe de Las Vegas, quando o inventor Franky Zapata foi filmado a demonstrar as capacidades da sua prancha voadora, a Flyboard Air.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Zapata tem tido algum sucesso com as suas invenções, começando pela Flyboard, uma prancha ligado a um tubo, que se mantém no ar com jatos de água pressurizados. A Flyboard Air é uma evolução desta, com turbinas alimentadas por querosene, que geram o equivalente a 250 cv de potência, com um motor de redundância. Mantém-se no ar seguindo os movimentos naturais do corpo humano, e muda de direção com um comando manual.

O vídeo foi filmado pelo canal de Youtube Devin Super Tramp, especializado em acrobacias com máquinas e vários meios de transporte, e que providenciou um Lamborghini para comparar a velocidade da Flyboard. No vídeo, esta também sobrevoa um lago que é usado frequentemente pelo “Team Super Tramp”, e a filmagem termina com Zapata a “render-se” a um Dodge Charger Pursuit, geralmente fornecido a forças policiais, mas aqui preparado para fazer donuts.

No vídeo, Franky Zapata conseguiu estabelecer dois novos recordes para a sua Flyboard Air, percorrendo uma distância de 2252 metros e atingindo uma velocidade de 166,4 km/h, batendo facilmente o recorde anterior de 140 km/h. Em circunstâncias normais, é capaz de se manter no ar durante seis minutos, e de subir a uma altitude máxima de 150 metros acima do chão.