M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Existem poucas coisas mais assustadoras na estrada do que ver um objeto estranho a voar em direção ao nosso carro. Objetos que caem de outros automóveis são um perigo em qualquer situação, podendo causar acidentes mortais com muita facilidade. É por isso que a vítima do incidente registado neste vídeo se pode considerar uma pessoa sortuda, escapando com danos mínimos depois de uma lata de lixo se ter soltado de um camião e voado na sua direção.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Kathy Lanham estava a conduzir o seu Honda na autoestrada I-635 no estado americano do Texas, num subúrbio de Dallas. Lanham estava com a câmara do tabliê do sue carro ligado, que registou todo o incidente. Uma lata de lixo cheia, apesar do seu peso, saltou da traseira de um camião duas faixas à direita da condutora americana. O objeto estava a ser transportado na caixa aberta do camião e não estava preso, em contravenção com a legislação sobre transporte de objetos na estrada.

Ao ver a lata de lixo voar na sua direção, Kathy ainda teve tempo para pensar se valia a pena desviar-se do objeto estranhou ou continuar na mesma direção, optando por manter o carro estável, a decisão mais acertada. A lata em voo chocou com o vidro do carro, que se descolou dos pilares dianteiros, mas o veículo permaneceu móvel e a condutora americana pôde continuar o seu caminho em segurança. Se se tivesse desviado, teria causado um acidente, pois estava a deslocar-se na via expresso, separada do resto da autoestrada por pilares, e a outra alternativa era bater no muro de separação a meio da via.

De acordo com o Departamento de Transportes do Texas, houve mais de 1200 acidentes deste género nesta região durante 2017, pois muitos dos condutores de camiões e carrinhas de transporte não se dão ao trabalho de segurar a carga na caixa. Destes 1200 acidentes, quase 10 por cento têm vítimas mortais.