Apresentado no passado Salão de Paris, o Ferrari LaFerrari Aperta recorre a uma fórmula de sucesso que tem guindado a marca italiana a um patamar almejado pelas suas rivais. Servindo, simultaneamente, de modelo comemorativo do 70º aniversário da Ferrari e de versão suplementar do hiperdesportivo LaFerrari, a versão roadster denominada Aperta demarca-se pela sua exclusividade e pela sua excelência técnica.

Para o demonstrar, a Ferrari recorreu ao seu legado histórico, mostrando lampejos daqueles que foram modelos e autores de momentos inesquecíveis na sua história. Acertando bem no meio do coração dos seus adepto, o vídeo conta com o protagonismo acessório de Sebastian Vettel, atual piloto da equipa no Mundial de Fórmula 1. Mas outras duas figuras de relevo surgem em destaque.

Um deles fez história com o número 27 e imperou no coração dos ‘tifosi’ pela sua rebeldia e condução arrojada: Gilles Villeneuve, que surge neste vídeo com o Ferrari 312T5 de 1980, curiosamente naquela que é uma da piores temporadas de sempre da equipa na Fórmula 1 um ano depois de ter sido campeã com Jody Scheckter.

Na fase posterior do vídeo surge mais um imperador da Ferrari, neste caso o ‘barão vermelho’, autor de um capítulo de ouro para a marca na modalidade rainha do automobilismo: Michael Schumacher. O piloto alemão escreveu o seu nome de forma indelével na Fórmula 1, sendo o piloto mais bem-sucedido da categoria e, por inerência, da Ferrari, que desde então procura replicar essa mesma era de ouro.

O LaFerrari recorre a um chassis em carbono e a um sistema híbrido derivado dos monolugares de Fórmula 1, embora com arquitetura distinta. No caso deste hiperdesportivo, une-se um bloco V12 de 6.3 litros com 800 cv a um motor elétrico com 163 cv para uma potência combinada de 963 cv e binário superior a 900 Nm. Face à perda do teto rígido, o LaFerrari Aperta conta com reforços estruturais, que a marca garante serem capazes de tornar esta versão tão eficaz quanto a versão ‘fechada’. A sua exclusividade está assegurada pela produção limitada a 209 unidades, todas elas já vendidas.