a carregar vídeo
Nas últimas semanas, a Tesla protagonizou eletrizante ataque ao estatuto de elétrico mais rápido da atualidade, quando anunciou que o seu Model S Plaid terá conseguido verdadeiro ‘tempo-canhão’ no circuito do Nürburgring Nordschleife, realizando uma volta em 7 minutos e 20 segundos, 20 segundos mais rápido do que o Porsche Taycan!

Contudo, ainda meio da (acesa!) troca de galhardetes entre candidatos ao título de recordistas no traçado de referência alemão, surge um novo emblema metido ao barulho…

Da americana Genovation, surge o GXE, desportivo baseado no Chevrolet C7 Corvette Grand Sport, que, em vez do motor a gasolina, está equipado com sistema de propulsão elétrico a debitar 800 cv e 950 Nm! Números que impressionam no papel, mas que autorizam também prestações a condizer no asfalto. Segundo o fabricante, o GXE acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, sendo que o grande destaque deste superdesportivo elétrico é mesmo a capacidade de alcançar velocidade de ponta capaz de fazer corar Tesla e Porsche…

800 cv ‘elétricos’ a 339,4 quilómetros por hora

No início da semana, a Genovation decidiu provar isso mesmo, estabelecendo um novo máximo para automóveis elétricos de produção, ao conseguir velocidade máxima de incríveis 339,4 km/h. É um novo recorde de velocidade para elétricos, conseguido pelo piloto Johnny Bohmer, que acelerou o Genovation GXE na pista de testes do Centro Espacial Kennedy, em Merritt Island, na Florida.

Este modelo da Genovation incorpora dois propulsores elétricos que transferem a potência para o eixo traseiro; a transmissão fica ao cargo de uma caixa manual de 7 velocidades ou de uma caixa automática de 8 relações. Desenvolvido para ter um centro de gravidade especialmente baixo e uma repartição de peso ótima de 50/50, o GXE está equipado com evoluída suspensão ativa programável, potente sistema da Brembo com travões carbono-cerâmicos e rodas em fibra de carbono.

A Genovation confirmou que o modelo terá produção limitada a 75 unidades, por preços que arrancam nos 600.000 euros.

O elétrico de produção mais veloz do mundo tem comercialização agendada para o último trimestre do ano, com uma única versão equipada com bateria 60 kWh, o suficiente para garantir autonomia de 280 quilómetros, segundo o ciclo de homologação americano…