Parece o enredo de uma série de animação japonesa de ficção científica, mas é a realidade e vai começar a andar na rua no dia 5 de março. A Nissan vai iniciar a fase de testes em trânsito real do seu sistema Easy Ride, através de um automóvel elétrico e autónomo que vai transportar passageiros pelas ruas de Yokohama, perto do quartel-general da marca.

A Nissan e a sua parceira DeNA criaram um percurso de 4,5 km onde os seus táxis Easy Ride vão operar. A rede de veículos vai ser monitorizada e disponibilizada ao público através de um aplicativo de smartphone. O aplicativo propõe uma lista de 500 serviços diferentes, incluindo lojas e restaurantes, que podem ser visitados durante a viagem, e que podem ser escolhidos também pelo tablet do carro, por texto ou comando de voz.

Os passageiros vão ainda contribuir as suas opiniões sobre o funcionamento do sistema, de modo a que a Nissan e a DeNA possam iniciar o funcionamento regular do Easy Ride em 2020. Até lá, vai ser necessário desenvolver suporte para outras línguas, especificar protocolos para tomada e largada de passageiros, melhorar a distribuição geográfica da frota de modo a reduzir os tempos de espera e ampliar a distância de funcionamento do serviço.