M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Nos Estados Unidos, as perseguições policiais são frequentes. E como os espaços onde estas acontecem são abertos, é comum estas perseguições serem seguidas em direto pelos canais televisivos. Na maior parte das vezes, a perseguição é banal, com um criminoso em fuga, ou alguém que tem um distúrbio emocional, a pegar num carro e a quebrar inúmeras leis de trânsito, até ser parado pela polícia. Mas de vez em quando aparece algo inusitado, como um veículo militar, que consegue resistir à perseguição durante duas horas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Neste caso, um oficial da Guarda Nacional roubou um transportador blindado de um forte no estado da Virgínia, e foi descoberto pela polícia a circular na auto-estrada a caminho de Richmond, capital estatal. A perseguição começou ao fim da tarde, sempre com o veículo militar a circular devagar, não mais que 60 km/h, mas as características do veículo impediram a polícia de parar o carro. Sendo um transportador, não estava equipado com armamento, e o condutor estava sozinho, mas estes veículos, equipados com lagartas, são surpreendentemente manobráveis e resistentes. Não era possível empurrá-lo para fora da estrada nem tinha pneus para furar.

Durante quase duas horas, a polícia limitou-se a tirar o trânsito da frente, com dois carros a preceder o trajeto do veículo blindado, e várias outras viaturas em perseguição. Várias pessoas filmaram o ocorrido, incluindo Parker Slaybaugh, o autor deste vídeo. Quando finalmente parou o carro, o oficial da Guarda Nacional saiu do veículo, recusou-se a obedecer a ordens da polícia. Foi então imobilizado com um taser e preso. Tendo o crime ocorrido numa base militar e sido praticado por um membro das forças armadas americanas, o mais provável é que o suspeito deva ser julgado em tribunal militar.