Quando a Porsche ajudou um ciclista a tentar bater um recorde

17/07/2018

a carregar vídeo
Os automóveis da Porsche são indissociáveis da palavra “recordes”, mas sabia que a marca de Estugarda também apoiou um recorde no mundo de bicicletas? Para sermos precisos, foi uma tentativa, infelizmente para o ciclista sem sucesso. Um recorde que não se concretizou mas que resultou numa bela história.

A Porsche “esmagou” o recorde absoluto de Nurburgring no passado mês de junho, um circuito onde o fabricante tem feito história. As tentativas de estabelecer registos difíceis de ultrapassar em diferentes pontos do planeta não é algo propriamente novo para a Porsche, nem mesmo um exclusivo para o que respeita às rodas. Regressamos a 1978, ano em que a marca germânica ajudou o ciclista franco-alemão Jean-Claude Rude na tentativa ultrapassar a velocidade máxima alcançada por uma bicicleta.

Para ajudar Jean-Claude Rude, a Porsche modificou um 935 Turbo Martini, apurando a aerodinâmica do automóvel e equipando-o com um pára-choques diferente para que o ciclista pudesse seguir com segurança atrás da viatura. A própria bicicleta de Rude foi alterada no que respeita ao sistema de transmissão. A Porsche e o ciclista rumaram posteriormente à pista de testes da Volkswagen de Ehra-Lessien.

O objetivo era ultrapassar a velocidade de 205 km/h, o recorde constituido por José Meiffret cerca de uma década antes. Ao volante do Porsche 935 Turbo Martini seguia Henri Pescarolo, experiente piloto das 24 Horas de Le Mans. Tudo estava pronto para a glória mas um pneu furado da bicicleta de Jean-Claude Rude acalmou os ânimos e nem sequer houve segunda tentativa. Fica a intenção!