Hoje em dia, até se pode comprar um tanque. E não se trata de comprar uma chaimite usada, nem sequer de ir aos saldos de material militar na Rússia onde se encontram exemplares do tempo da União Soviética. É possível ter um tanque completamente novo e adaptado à vida civil, como é o caso dos modelos Ripsaw da Howe & Howe, construídos para a diversão em situações extremas.

O mais recente produto da família Ripsaw é o EV3, que está disponível em variantes de um, dois e quatro lugares. A primeira (EV3-F1) é a mais divertida, pois pode ir sozinho para a terra ou para a neve e fazer todas as brincadeiras que sempre sonhou com um tanque. A Howe & Howe publicita o Ripsaw EV3 como “o veículo mais irritante do mundo”. Nós discordamos, o Ripsaw não é irritante, as outras pessoas é que não têm sentido de humor.

Mecanicamente, este é um dos veículos mais potentes que pode conduzir para se divertir. A Howe & Howe oferece motores desde 500 cv, mas a versão mais interessante consegue extrair 1500 cv de um motor de 11.900 cc de cilindrada, para um peso de “apenas” três toneladas e meia, que não é um obstáculo para atingir os 120 km/h de velocidade máxima. Mesmo assim, até se trata de uma estrutura leve, já que o cockpit compacto cabe entre as duas lagartas de 4,72 metros.